E-mail Senha

Sobre



O Porto Leve é um projeto de sustentabilidade que busca prover serviços inovadores e ecologicamente sustentáveis no ambiente do Parque Tecnológico do Porto Digital, para melhorar a mobilidade, a segurança e a comodidade de trabalhadores, empreendedores, visitantes, turistas, entre os mais diversos tipos de público que circulam na região, melhorando a qualidade de vida destas pessoas. O projeto Porto Leve esta focado em três grandes áreas com objetivos específicos:

  • Promover mobilidade sustentável;
  • Apoiar a segurança e gestão da circulação de veículos;
  • Promover estudos sobre tecnologias no parque.

Mobilidade


Nas cidades atuais os modais de transporte convencionais e sua oferta não conseguem competir com a flexibilidade e “falsa” economia do veículo privado. Porém, a criação e implantação de inovadores modais de transporte público mais sustentáveis e a valorização dos modos tradicionais, assim como a sinergia criada com a gestão integral da mobilidade atingem inverter essa situação.

A visão integral da mobilidade no projeto Porto Leve procura conciliar o desenvolvimento económico das empresas do Parque do Porto Digital, a melhora da acessibilidade a este e a melhora da qualidade de vida. Os serviços oferecidos procurando uma mobilidade mais sustentável são os seguintes:

  • Bicicleta Pública;
  • Carro elétrico;
  • Estacionamentos inteligentes;
  • Zona Azul;
  • Transporte Público;
  • Informação Estacionamento.

Segurança


O projeto de PortoLeve inclui a implantação de um sistema de segurança e de gestão de veículos. Este sistema possibilitará a identificação dos veículos que circulam no Bairro do Recife através de um sistema tecnológico de leitura de placas instalado nas pontes de acesso/saída da ilha. Os dados capturados pelos equipamentos instalados nas ruas são armazenados e processados pelo sistema central do serviço.

O sistema central, através de consulta ao banco de dados de cadastro de veículo do DETRAN/PE, identifica os veículos podendo detetar situações irregulais e/ou pendencias administrativas, assim como detetar veículos roubados. As informações carturadas e armazenadas, podem, depois de ser tratadas, facilitar informações muito valuosas do trânsito do ponto de vista estatístico, bem como informações do estado das principais rotas no bairro em tempo real.

Centro de Estudo


O projeto inclui a criação de um Centro de Estudos sobre Tecnologias Aplicadas à Mobilidade Urbana, com o objetivo de divulgar, debater e consolidar as soluções de mobilidade urbana para o Bairro do Recife, com ênfase nas propostas escopo do projeto.

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Aplicadas à Mobilidade Urbana atua como núcleo de inteligência do projeto e principal canal de interação com a população. As principais ações desenvolvidas pelo centro são: Difusão de informações acerca do projeto e de demais ações inovadores no âmbito da mobilidade urbana, com foco no Porto Digital e Bairro do Recife.

Elaboração de pesquisas para fomento de novos negócios e de interesse do setor; Criação e disponibilização de acervo técnico, com conteúdos próprios e de terceiros, sobre inovação e tecnologias aplicadas ao transporte público, mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável induzido pelo transporte; Promoção do debate e fomento de propostas para melhoria da mobilidade urbana, em especial no Bairro do Recife, expansíveis à cidade; Estímulo e promoção do exercício da cidadania empresarial pelas empresas do segmento.

Serviços


  • O serviço de compartilhamento de bicicletas é um dos novos modais de transporte sustentável implantados no projeto PortoLeve . Este serviço visa incentivar as pessoas a se deslocarem em bicicletas para distâncias de pequeno percurso, a fim de contribuir com a mobilidade das pessoas e garantir um ambiente livre de gás carbônico e outros poluentes atmosféricos. As bicicletas do PortoLeve estão disponíveis em 10 estações distribuídas inicialmente em pontos estratégicos do Bairro do Recife e dos bairros de Santo Amaro e Santo Antônio.


  • O serviço de compartilhamento de carros elétricos é um dos novos modais de transporte sustentável implantados no projeto PortoLeve . Este serviço vai por a disposição das pessoas uma rede de veículos elétricos para aluguel por períodos de curta duração, e uma rede de estações de recarga e vagas reservadas para o estacionamento destes, podendo se deslocar em carro elétrico sem necessidade de ter que adquirir um. Os 3 carros elétricos do PortoLeve estarão disponíveis em 5 estações distribuídas inicialmente no Bairro do Recife. (Em breve)


  • Visando melhorar o uso da zona azul da cidade, o projeto PortoLeve inclui o aplicativo deste serviço, permitindo comprar cartões virtuais. Os cartões podem ser ativados através do seu celular, após estacionar o seu veículo em uma das vagas do Bairro do Recife.


  • O sistema de detecção de vagas do projeto PortoLeve disponibilizará em tempo real a quantidade de vagas livres em cada rua do bairro do Recife, permitindo que um visitante ou trabalhador do Parque Tecnológico possa consultar vagas para seu veículo através do smartphone. Este sistema disponibiliza também as informações dos estacionamentos privados existentes no bairro.


  • O serviço de informações de transporte público visa integrar os distintos modais existentes no parque, disponibilizando uma plataforma única de consulta que permita ao usuários obter de forma fácil e simples a informação necessária para se deslocar em algum dos modais de transporte público ou em vários deles. A plataforma de informações de transporte público mostra os locais das paradas, estações ou terminais, assim como as informações dos serviços que incluem.


  • O projeto PortoLeve vai disponibilizar 2 estacionamentos inteligentes com tecnologias inovadoras para controle, gestão e pagamento. Os estacionamentos estarão totalmente integrados com os outros serviços implantados, contando com estações de aluguel de bicicletas e carro elétrico que vão permitir aos usuários a mudança do carro por um modal mais sustentável.(Em breve)


Atendimento ao Cliente
Call Center/ Centro de Información:
4003 6056